Curso de Pós-graduação
Pós-Graduação Alfabetização e Letramento, abordar criticamente a reflexão sobre os processos de alfabetização e letramento, definir alfabetização e letramento, suas diferenciações e complementaridades, trabalhar a questão da importância de se alfabetizar letrando e letrar alfabetizando. Abordar as diversas metodologias para a facilitação e aquisição prazerosa da leitura e da escrita por parte dos docentes.
O aprofundamento de estudos na área se justifica pela crescente e eminente necessidade de capacitar os profissionais para uma análise crítica dos processos educacionais acerca da aquisição da leitura e da escrita. Capacitar os profissionais para aplicarem na sala de aula a didática e as metodologias que favoreçam uma alfabetização/letramento prazerosos.
Objetivo Geral
Identificar, compreender e criar estratégias a fim de desenvolver e estimular processos cognitivos fundamentais envolvidos na aprendizagem da leitura e da escrita.
Objetivos Específicos
a) Refletir criticamente sobre a educação no contexto sóciocultural brasileiro visando práticas de leitura e da escrita dentro dos diversos contextos sociais.
b) Compreender a necessidade de profissionais preparados para atuarem junto aos alunos buscando favorecer situações contextualizadas para as práticas de leitura e escrita.
Público-alvo
O curso é dirigido a pedagogos, coordenadores pedagógicos, supervisores de ensino, professores das redes oficiais de ensino público e privado que queiram ampliar sua formação tendo como foco os processos de [alfabetização]. Também voltado aos demais profissionais da educação, egressos dos cursos de licenciatura das diferentes áreas, que queiram especializar-se em Alfabetização e Letramento.
Grade Curricular
N° | Disciplinas | CH |
Módulo Básico | ||
01 | Ética Geral e Profissional | 40 h |
02 | Metodologia Científica | 40 h |
03 | Direitos Humanos | 40 h |
04 | Língua Brasileira de Sinais – Libras | 40 h |
05 | Docência do Ensino Superior | 40 h |
06 | Inovações Tecnológicas | 40 h |
Módulo Específico I | ||
07 | Tecnologia Assistiva e Alfabetização de Alunos com NEE (Necessidades Educativas Especiais) | 40 h |
08 | Fundamentos da Alfabetização e Letramento | 40 h |
09 | Fundamentos da Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos | 40 h |
10 | EJA – Alfabetização de Jovens e Adultos | 40 h |
Módulo Específico II | ||
11 | Inserção da Arte na Alfabetização e Letramento | 40 h |
12 | Fundamentos da Consciência Fonológica | 40 h |
13 | Métodos de Alfabetização | 40 h |
Módulo Específico III | ||
14 | Trabalho de Conclusão de Curso – TCC | 40 h |
Carga Horária Total | 560 h |