Curso de Pós-Graduação
Pós-Graduação Educação Especial e Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica, abordar criticamente a reflexão sobre a educação da pessoa com necessidades especiais no contexto sóciocultural brasileiro visando sua plena cidadania. Enfatizar a importância de profissionais preparados para atuarem junto a essas necessidades especiais nas diferentes modalidades de atendimento.
O aprofundamento de estudos na área se justifica pela crescente e eminente necessidade de capacitar os profissionais para uma análise crítica dos processos educacionais, de diagnóstico e de encaminhamento. Capacitar os profissionais para avaliarem as necessidades educativas especiais, em cada caso, e elaborarem programas de ensino específicos.
Objetivo Geral
Identificar, compreender e criar estratégias a fim de desenvolver e estimular processos cognitivos fundamentais envolvidos na aprendizagem de indivíduos com Necessidades Especiais.
Objetivos Específicos
a) Refletir criticamente sobre a educação do portador de necessidades especiais no contexto sóciocultural brasileiro visando sua plena cidadania.
b) Compreender a necessidade de profissionais preparados para atuarem junto aos alunos com necessidades especiais, nas diferentes modalidades de atendimento.
Público-alvo
Graduados em Pedagogia, Medicina, Psicologia, Fonoaudiologia, Professores graduados do ensino fundamental e do ensino médio de diversas áreas (Educação Física, Música, Artes, entre outras), Coordenadores, Supervisores e Orientadores Educacionais graduados
Grade Curricular
| N° | Disciplinas | CH |
| Módulo Básico | ||
| 01 | Ética Geral e Profissional | 40 h |
| 02 | Metodologia Científica | 40 h |
| 03 | Direitos Humanos | 40 h |
| 04 | Língua Brasileira de Sinais – Libras | 40 h |
| 05 | Docência do Ensino Superior | 40 h |
| 06 | Inovações Tecnológicas | 40 h |
| Módulo Específico I | ||
| 07 | Aprendizagem, Educação Especial e Neurociência | 40 h |
| 08 | Comunicação Alternatina ou Aumentativa | 40 h |
| Módulo Específico II | ||
| 09 | Deficiência Intelectual e Neurociência | 40 h |
| 10 | Deficiência Visual e Plasticidade Cerebral | 40 h |
| 11 | Formação Docente e Neurociência | 40 h |
| Módulo Específico III | ||
| 12 | Tecnologias Assistivas | 40 h |
| 13 | Testes e Fundamentos da Psicopedagogia e Neurociência | 40 h |
| 14 | Trabalho de Conclusão de Curso – TCC | 20 h |
| Carga Horária Total | 540 h |
