Curso de Pós-Graduação
Objetivos de Curso
Desenvolver os conceitos de metodologia do ensino de História e Geografia, visando aperfeiçoar a prática pedagógica dos professores dessas disciplinas. Estimular a pesquisa em ensino de História e Geografia de forma a contribuir para o desenvolvimento e a formação do professor crítico e reflexivo.
Campo de Atuação
Na área educacional como apoio e complemento da formação em História e Geografia.
Público Alvo
Professores que estejam exercendo ou queiram exercer o magistério de História ou Geografia; pessoas com curso superior concluído em áreas das Ciências Humanas e sociais; artistas, professores de literatura ou de artes que busquem embasamento histórico para o exercício de suas disciplinas; curadores de obras de arte, museólogos e demais profissionais que possam precisar dos fundamentos da História ou da Geografia para o exercício eficiente de suas atividades.
Grade Curricular
N° | Disciplinas | CH |
Módulo Básico | ||
01 | Ética Geral e Profissional | 20 h |
02 | Noções de Epistemologia da Ciência e Metodologia Científica | 20 h |
03 | Noções de Direito para o Alcance da Cidadania no Brasil Contemporâneo | 20 h |
04 | Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS | 20 h |
Módulo Específico I | ||
05 | Fundamentos Epistemológicos da História | 40 h |
06 | Fundamentos Epistemológicos da Geografia | 40 h |
07 | Historiografia Brasileira Contemporânea | 40 h |
Módulo Específico II | ||
08 | Métodos e Técnicas da Pesquisa em História | 40 h |
09 | Métodos e Técnicas da Pesquisa em Geográfica | 40 h |
10 | Geoeconomia Brasileira | 40 h |
Módulo Específico III | ||
11 | Geografia Humana | 40 h |
12 | A Literatura e as Artes como Objetos da Pesquisa em História | 40 h |
13 | Trabalho de Conclusão de Curso – TCC | 20 h |
Carga Horária Total | 420 h |