Curso de Pós- Graduação
Objetivos do Curso
Instrumentalizar profissionais ligados às atividades físicas e desportivas à aquisição de competências psicopedagógicas, embasadas em modernas fundamentações teórico-práticas da Educação Física Escolar e da Psicomotricidade, para atuarem frente às desafiadoras questões da aprendizagem da Educação Física Adaptada à Saúde.
Campo de Atuação
Este curso habilita ao atendimento em clínicas especializadas, à aplicação de terapias particulares e ao trabalho de consultoria ou supervisão em áreas relacionadas a esta formação; o profissional desta área também pode atuar diretamente em instituições de ensino. O curso habilita ao Magistério Superior na área.
Público Alvo
Licenciados e/ou Bacharéis em Educação Física, Fisioterapeutas, Enfermeiros e demais profissionais da área da Saúde que tenham interesse pela Educação Física Escolar Adaptada à Saúde.
Grade curricular
N° | Disciplinas | CH |
Módulo Básico | ||
01 | Ética Geral e Profissional | 20 h |
02 | Noções de Epistemologia da Ciência e Metodologia Científica | 20 h |
03 | Noções de Direito para o Alcance da Cidadania no Brasil Contemporâneo | 20 h |
04 | Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS | 20 h |
Módulo Específico I | ||
05 | Fundamentos Conceituais e Históricos da Educação Física Escolar | 40 h |
06 | Propriedades da Psicomotricidade Humana | 40 h |
07 | Psicomotricidade Funcional e Relacional | 40 h |
Módulo Específico II | ||
08 | Aspectos Neuromotores em Educação Física | 40 h |
09 | Educação Psicomotora | 40 h |
10 | Aspectos de Programa de Atividade Física Adaptada I | 40 h |
11 | Aspectos de Programa de Atividade Física Adaptada II | 40 h |
Módulo Específico III | ||
12 | Teoria e Prática da Recreação, do Lazer e do Esporte I | 40 h |
13 | Teoria e Prática da Recreação, do Lazer e do Esporte II | 20 h |
14 | Docência do Ensino Superior | 60 h |
15 | Trabalho de Conclusão de Curso – TCC | 20 h |
Carga Horária Total | 500 h |