Curso de Pós-Graduação
Objetivos de Curso
Desenvolver os conceitos de metodologia do ensino de História e Geografia, visando aperfeiçoar a prática pedagógica dos professores dessas disciplinas. Estimular a pesquisa em ensino de História e Geografia de forma a contribuir para o desenvolvimento e a formação do professor crítico e reflexivo.
Campo de Atuação
Na área educacional como apoio e complemento da formação em História e Geografia.
Público Alvo
Professores que estejam exercendo ou queiram exercer o magistério de História ou Geografia; pessoas com curso superior concluído em áreas das Ciências Humanas e sociais; artistas, professores de literatura ou de artes que busquem embasamento histórico para o exercício de suas disciplinas; curadores de obras de arte, museólogos e demais profissionais que possam precisar dos fundamentos da História ou da Geografia para o exercício eficiente de suas atividades.
Grade Curricular
| N° | Disciplinas | CH |
| Módulo Básico | ||
| 01 | Ética Geral e Profissional | 20 h |
| 02 | Noções de Epistemologia da Ciência e Metodologia Científica | 20 h |
| 03 | Noções de Direito para o Alcance da Cidadania no Brasil Contemporâneo | 20 h |
| 04 | Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS | 20 h |
| Módulo Específico I | ||
| 05 | Fundamentos Epistemológicos da História | 40 h |
| 06 | Fundamentos Epistemológicos da Geografia | 40 h |
| 07 | Historiografia Brasileira Contemporânea | 40 h |
| Módulo Específico II | ||
| 08 | Métodos e Técnicas da Pesquisa em História | 40 h |
| 09 | Métodos e Técnicas da Pesquisa em Geográfica | 40 h |
| 10 | Geoeconomia Brasileira | 40 h |
| Módulo Específico III | ||
| 11 | Geografia Humana | 40 h |
| 12 | A Literatura e as Artes como Objetos da Pesquisa em História | 40 h |
| 13 | Trabalho de Conclusão de Curso – TCC | 20 h |
| Carga Horária Total | 420 h |
