Curso de Pós-Graduação
Objetivos do Curso
Apresentar e discutir os conceitos de metodologia dos ensinos de Matemática e Física visando aperfeiçoar a prática pedagógica dos nossos pós-graduandos; estimular a pesquisa em ensino da Matemática e da Física de forma a contribuir com o desenvolvimento e a formação do pós-graduando.
Campo de Atuação
Na área educacional, como apoio e complemento da atividade docente nas áreas de Matemática e Física.
Público Alvo
Este curso destina-se prioritariamente a profissionais que atuem ou queiram atuar como docentes de Matemática e Física em instituições públicas ou privadas de ensino. O curso também habilita ao Ensino Superior.
Grade curricular
N° | Disciplinas | CH |
Módulo Básico | ||
01 | Ética Geral e Profissional | 20 h |
02 | Noções de Epistemologia da Ciência e Metodologia Científica | 20 h |
03 | Noções de Direito para o Alcance da Cidadania no Brasil Contemporâneo | 20 h |
04 | Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS | 20 h |
Módulo Específico I | ||
05 | Teoria da Aprendizagem | 40 h |
06 | Contribuições da Psicologia e da Neurologia para Percepção de Dificuldades no Aprendizado da Matemática | 40 h |
07 | Metodologia do Ensino de Matemática/Física | 40 h |
Módulo Específico II | ||
08 | A Ludicidade na Matemática/Física | 40 h |
09 | Professor Pesquisador em Matemática/Física | 40 h |
10 | Oficina de Matemática | 40 h |
Módulo Específico III | ||
11 | Laboratórios de Física e Matemática | 40 h |
12 | Docência de Ensino Superior | 60 h |
13 | Trabalho de Conclusão de Curso – TCC | 20 h |
Carga Horária Total | 440h |