Curso de Pós-graduação
Objetivos do Curso
Instrumentalizar os pós-graduandos à aquisição de competências psicopedagógicas embasadas numa fundamentação teórico-prática que lhes assegure o exercício da Psicopedagogia frente às questões e desafios da aprendizagem, treinamentos, reeducação do adulto trabalhador, testes psicocognitivos e demais obstáculos frequentemente encontrados no cotidiano do psicopedagogo.
Campo de Atuação
Este profissional atua em instituições educacionais e de saúde, empresas públicas ou privadas, identificando dificuldades e potencialidades cognitivas dos indivíduos, fazendo intervenções individualizadas ou em grupo que, mediante a incorporação de informações e o desenvolvimento de experiências, promovam modificações estáveis na personalidade e na dinâmica grupal, podendo modificar positivamente o manejo instrumental da realidade.
Público Alvo
Profissionais de diferentes áreas da educação ou de campos correlatos à educação que atuem ou desejem atuar como psicopedagogos ou simplesmente compreender os processos cognitivos, históricos, teóricos e práticos da área.
Grade Curricular
N° | Disciplinas | CH |
Módulo Básico | ||
01 | Ética Geral e Profissional | 40 h |
02 | Metodologia Científica | 40 h |
03 | Direitos Humanos | 40 h |
04 | Língua Brasileira de Sinais – Libras | 40 h |
05 | Docência do Ensino Superior | 40 h |
06 | Inovações Tecnológicas | 40 h |
Módulo Específico I | ||
07 | Introdução à Psicanálise | 40 h |
08 | Psicanálise e Saúde | 40 h |
Módulo Específico II | ||
09 | Psicanálise e Instituições de Saúde | 40 h |
10 | Psicanálise e Neurociência | 40 h |
11 | Freud e Jung – Diálogos Necessários sobre a Psicanálise | 40 h |
Módulo Específico III | ||
12 | Trabalho de Conclusão de Curso – TCC | 20 h |
13 | Os Símbolos e os Sonhos da Prática de Psicanalista | 40 h |
Carga Horária Total | 500 h |