Curso de Pós-graduação
O curso visa capacitar profissionais de nível superior, interessados no estudo da aprendizagem e nas dificuldades no processo de ensino-aprendizagem. Instrumentalizar os alunos através de mediações teóricas sobre a Psicopedagogia, qualificando suas práticas em diferentes espaços em que ocorrem a aprendizagem. Possibilitar uma ampla visão do processo de aprendizagem, para que os alunos possam intervir adequadamente.
A psicopedagogia ganha hoje cada vez mais espaço e importância no tecido social. Muitos dos envolvidos com os processos escolares apontam o psicopedagogo como aliado na proposição de novos caminhos para a melhoria da aprendizagem daqueles que fracassam nos processos desenvolvidos na educação formal. Vários são os estudos que caminham nessa direção, o que pode ser observado nas publicações da Associação Brasileira de Psicopedagogia.
Objetivo Geral
Capacitar profissionais de nível superior, interessados no estudo da aprendizagem e nas dificuldades no processo de ensino-aprendizagem. Instrumentalizar os alunos através de mediações teóricas sobre a Psicopedagogia, qualificando suas práticas em diferentes espaços em que ocorrem a aprendizagem. Possibilitar uma ampla visão do processo de aprendizagem, para que os alunos possam intervir adequadamente em instituições de educação e clínicas.
Objetivos Específicos
a) Formar profissionais capazes de articular, mobilizar e colocar em ação valores, conhecimentos e habilidades necessários para o desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas pelo seu campo de trabalho.
b) Formar profissionais capazes de atuar nos campos de trabalho que envolva conhecimentos das atividades vinculadas à sua área de atuação.
c) Proporcionar condições para formar profissionais éticos, que consigam atuar sob diferentes condições de trabalho, tomar decisões de forma responsável para contornar problemas e enfrentar situações imprevistas e que possam trabalhar em equipe de forma respeitosa e solidária.
Público Alvo: graduados em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia e áreas afins.
Grade Curricular
N° | Disciplinas | CH |
Módulo Básico | ||
01 | Ética Geral e Profissional | 40 h |
02 | Metodologia Científica | 40 h |
03 | Direitos Humanos | 40 h |
04 | Língua Brasileira de Sinais – Libras | 40 h |
05 | Docência do Ensino Superior | 40 h |
06 | Inovações Tecnológicas | 40 h |
Módulo Específico I | ||
07 | Fundamentos da Educação Inclusiva | 40 h |
08 | Psicopedagogia e Educação | 40 h |
Módulo Específico II | ||
09 | Desenvolvimento Infantil e Aprendizagem | 40 h |
10 | Processo Diagnóstico em Psicopedagogia | 40 h |
11 | Identidade do Psicopedagogo | 40 h |
Módulo Específico III | ||
12 | Trabalho de Conclusão de Curso – TCC | 20 h |
13 | Psicomotricidade e Psicopedagogia | 40 h |
Carga Horária Total | 500 h |