O instituto Educar – POLO UNIVERSITÁRIO, localizado em Divino- MG, teve como seu fundador o professor Edson Wander de Carvalho que atuou como professor, Vereador na Câmara Municipal de Divino, Diretor da Unidade da UNIPAC (universidade presidente Antônio Carlos), secretário Municipal da Educação, Diretor da Escola Estadual Melo Viana e vice prefeito do Município de Divino–MG,
O trabalho inicial começou com uma turma de Pós graduação em especialização em Educação Inclusiva. A primeira pós graduação EAD (Educação á distância) da região e uma das primeiras de Minas Gerais em 10 de setembro de 2005 em parceria com a Universidade Castelo Branco- RJ.
No ano seguinte em 11 de maio de 2006, Dando continuidade ao projeto de EAD, foi fundada a primeira turma de Graduação a Distância na região do Vale do Carangola-MG, reunindo alunos de várias regiões.
Neste mesmo ano o Instituto Educar passou a ter sede própria que se encontra instalado até a atualidade, Sendo o primeiro Polo a receber a visita da equipe do ministério da Educação na região e estar devidamente credenciado pelo MEC para ofertar Cursos superiores e Pós graduação a distância.
Durante este período o instituto contou com parceria de diversas prefeituras e com diversos representantes em várias cidades de minas Gerais e em seu entorno.
Dentre elas destacamos: Orizânia, Cataguases, Vieiras, Miradouro, São João do Manhuaçu, Manhuaçu, lajinha, Caputira, Matipó, Alto Jequitibá, São josé da Safira, Itaguara, Serra da Saudade, Patos de Minas, Divinópolis, Para de Minas, Leme do Prado, Santo Antônio do Aventureiro, Carmésia e Diamantina: estas duas últimas o Instituto passou a contar com filiais.
Foi através do Instituto educar que foi formada a primeira turma de Minas Gerais do Curso Técnico em Segurança do Trabalho e de Radiologia na modalidade EAD em convênio com a FUNPAR (Fundação da Universidade do Paraná).
Durante este período mais de 1000 alunos concluíram os cursos de Graduação, Pós Graduação, Curso Técnico, Cursos de Formação Continuada, Curso de Extensão universitária da Educação Especial, Curso de Idiomas, Curso de Informática; cujos profissionais atuam nas mais diversas áreas através de processo seletivo, autônomos, Empreendedores etc..
Atualmente o Instituto Educar conta com mais de 600 alunos e mais de 15 colaboradores entre funcionários, representantes e apoiadores.